segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Projetos de fim de ano

É sempre assim, tudo que não conseguimos fazer ou adiamos nas nossas vidas, prometemos para nós mesmos que no ano que vem tudo vai ser diferente. Nossa fé e nossa esperança se fortalecem nos últimos dias do ano, como se pudéssemos zerar tudo depois da meia-noite do dia 31 de dezembro e por um passe de mágica a partir do dia 01 do ano seguinte tudo seria possível.
Honestamente, acho que nada muda e nada mudará se não fizermos as escolhas certas, independente do dia, do mês ou do ano. Deveríamos comemorar todo dia novo, e não ficar esperando o ano terminar para fazer novos projetos ou mudanças na nossa vida. Acredito que sempre estamos precisando de algum motivo para mudar, algo que nos empurre, que nos motive por isso atribuímos ao ano que estar por vir a oportunidade de fazer alguma coisa que não fizemos até agora e que precisamos fazer.
Outra data que usamos como motivadora é a do nosso aniversário, costumamos prometer ou projetar algo para quando tivermos tal idade, por exemplo, quando eu fizer 30 anos farei isso ou terei aquilo, enfim, datas são ótimos atenuantes para os nossos fracassos, porque empurram para frente o que não queremos resolver hoje.
Não acredito que a humanidade tenha muito que comemorar, devíamos sim era ampliar a nossa consciência global e tentarmos ser mais humanos e solidários. Não acredito também em datas marcadas para estarmos felizes e cheios de energia. Acredito que a busca pela felicidade e a energia de uma vida harmônica, independem de data e sim devem ser constantes no nosso dia a dia.
Outra questão é: o que temos para comemorar no fim de ano? Observem que não importa se seu ano foi bom ou ruim, você terá que comemorar como todo mundo, isso é cultural, é imposto, é o que todo mundo faz. São investidos recursos que poderiam ser muito melhor aproveitados para o bem comum, em fogos, festas, enfeites e gastos com energia que está cada vez mais cara, para iluminar árvores gigantescas, prédios e praças.
Por que não conseguimos fazer diferente, inovar usar a data para algo que contribua de forma positiva para aqueles mais necessitados? Sei que é pura utopia, mas realmente eu não consigo comemorar a passagem de ano e ficar feliz sabendo de tudo o que está ocorrendo no mundo hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário