segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Desistir também exige coragem

Estamos acostumados a associar desistência ao fracasso, ou seja, entendemos que quando desistimos de alguma coisa significa que não tivemos capacidade para ir enfrente, mas isso não é uma verdade absoluta.
Desistir requer coragem e resignação, pois devemos aceitar o que não nos serve mais, ou mesmo não nos interessa mais, e partir em busca de algo novo. Quantas vezes continuamos insistindo em algo que sabemos que não dará certo, apenas para não ter que desistir.
Criamos laços e nos apegamos a coisas que fatalmente um dia não terão mais utilidade ou importância, e relutamos em abrir mão ou desistir deles por medo de ficarmos sem nada ou sozinhos. Uma gaveta cheia de coisas inúteis não tem lugar para coisas novas, que possam ter mais utilidade, teimamos em não nos desfazer de coisas velhas e assim nos privamos de conhecer coisas novas, esse é apenas um exemplo.
Precisamos abrir espaço em nossas vidas, desistindo de tudo que não tem mais valor, utilidade ou afinidade com a nossa maneira de ser ou pensar, viver com o necessário nos torna leves e abertos a outras experiências e até quem sabe nos sintamos mais realizados com isso.
Desistir de algo ou alguma coisa é um ato de coragem, que as vezes pode significar um tiro no escuro, porque não sabemos o que virá pela frente, mas certamente estaremos muito mais dispostos. A novidade excita e apavora ao mesmo tempo.
Necessariamente, não quero dizer que todos devemos desistir de tudo, existem pessoas ou momentos, que de alguma forma, nos levam a ter que desistir. O ato de desistir tem que ser consciente e racional, tudo foi tentado e nada deu certo, então partimos para outra.
O maior obstáculo para realmente desistirmos é a esperança. Esperança de que as coisas vão mudar, melhorar ou dar certo, e assim, ficamos esperando sem coragem de tentar diferente. Até para esperança existe um limite, não devemos usa-la como desculpa.
Existe apenas uma coisa da qual não devemos desistir, que é desistir de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário