quarta-feira, 7 de março de 2012

Em cima do muro

Muro significa textualmente algo que divide duas partes ou espaços. Em cima de um muro podemos visualizar os dois lados separados por ele. De cima de um muro podemos ter uma visão geral do que existe nesses dois lados, mas apenas podemos ver, sem participar dos acontecimentos ou aproveitar o que qualquer um desses lados possa nos oferecer. Somos meros observadores passivos, sem voz e sem vontade.
Subir em um muro pode ser necessário para decidirmos para que lado gostaríamos de ir, ou qual deles nos interessa mais, pois em cima dele, estamos sozinhos e podemos pensar ou escolher sem interferência de terceiros, e sem distrações que nos tiram o foco daquilo que realmente nos interessa.
O maior problema do muro é que ele pode nos dar uma sensação de tranquilidade e confiança por acharmos que nada pode nos atingir, nada pode mudar enquanto permanecermos ali. Não precisamos decidir nada, escolher nada ou tomar alguma atitude. Podemos ficar indefinidamente em cima dele amortecidos e insensíveis a vida. Podemos adiar escolhas ou decisões difíceis e ficar olhando para o horizonte seja de que lado for, sem sofrimento mas também sem alegrias, deixando a vida passar.
Escolhas e decisões fazem parte do fato de estarmos vivos. Somos obrigados a fazer escolhas ou decidir sobre alguma coisa praticamente durante as vinte quatro horas do dia. Podem ser coisas rotineiras e banais, ou coisas importantes e decisivas que mudarão o curso da nossa vida. Podem ser certas ou erradas, isso não importa, o que vale é o poder que temos de escolher e decidir obedecendo a nossa vontade, para o nosso bem estar e prazer.
Nada nos obriga a sofrer ou optar pela infelicidade, o medo de viver é que faz com que isso aconteça. O sofrimento ou infelicidade estarão presentes em nossa vida em algumas ocasiões, talvez até para que saibamos dar valor aos bons momentos, mas só depende de nós e da nossa atitude o quanto esse sofrer ou ser infeliz vai pesar e durar.
Atitudes corajosas e ousadas nos tiram de cima de qualquer muro, nos dão forças para pular não importa de que lado seja, desde que mergulhemos de cabeça nas possibilidades que a vida oferece a quem acredita em si mesmo e luta pelo que quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário