terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

reflexão sobre possibilidades

Durante a vida nos deparamos com inúmeras possibilidades que poderão ou não afetar o nosso futuro. Deveríamos estar sempre atentos a elas, pois podem significar a diferença entre uma vida sem grandes emoções ou uma vida vibrante.
A medida que amadurecemos e assumimos responsabilidades, praticamente deixamos de perceber outras possibilidades que nos tornariam mais leves e menos preocupados com o nosso futuro e viveríamos mais o presente. Infelizmente não nos permitimos arriscar por não termos coragem de encarar o nosso lado criança, nosso lado lúdico, ou seja, encarar a parte divertida da vida, a parte que recarrega as nossas baterias para enfrentar a rotina monótona e desgastante do dia a dia. Fomos ensinados que adultos devem ser sérios e responsáveis, mas ser inconsequente ou divertido dentro das nossas possibilidades faz parte da alegria de estar vivo.
Quantas vezes temos a possibilidade de fazer algo diferente e divertido, mas deixamos de lado por acharmos que não seria adequado, ou para resguardar nossa imagem de pessoas maduras e politicamente corretas.
Se temos um sonho ou desejo a muito tempo adormecido e surge a possibilidade de talvez conseguirmos realiza-lo, costumamos questionar se vale a pena, ou se já não seria mais importante porque nossa vida tomou outro rumo.
Enfim, venho refletindo sobre as possibilidades que a vida nos oferece e que deixamos passar porque viver tem que ser difícil, chato, monótono e complicado, esse é o modelo que nos foi passado. Acredito que viver pode ser intrigante, desafiante e alegre se soubermos aproveitar as pequenas coisas e dar valor às possibilidades de pequenas mudanças na nossa maneira de ser, sentir e pensar.
O futuro não existirá se não vivermos no presente, então esperar que as coisas aconteçam um dia é bem diferente de começar a fazer acontecer agora.
A única verdade absoluta é que vamos morrer, apenas não sabemos quando, portanto se esperarmos muito para curtir a vida, pode ser que não tenhamos tempo suficiente ou a disposição necessária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário