sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Prisioneiros de nós mesmos

Liberdade é um estado de espírito, não uma condição física, e talvez por isso seja muito difícil nos sentirmos livres.
Somos prisioneiros de nós mesmos apesar de termos livre arbítrio, de podermos fazer nossas escolhas, de podermos ir e vir, de sermos donos do nosso destino e da nossa vida.
Somos prisioneiros de nós mesmos porque criamos laços, apego, dependência, desejos, sonhos e inúmeras situações que limitam a nossa liberdade. Embora gritemos aos quatro ventos o quanto ser livre é importante, vamos nos prendendo a pessoas, circunstâncias e coisas, mesmo sem perceber o que torna nossa liberdade inviável.
Ser livre é ser despojado de tudo e de todos, embora façamos parte do mundo, da sociedade e da família. Quando conseguimos viver e escolher o que queremos para nós sem nenhuma interferência, sentimento de culpa ou medo, seremos livres. Não quero dizer que para isso devemos escolher a solidão ou o isolamento, podemos conviver e interagir com o mundo e a humanidade sem porém sermos limitados por suas regras ou condições.
Ser livre implica em respeitar o outro, a natureza, o planeta, tudo enfim com consciência e com vontade e não por medo ou qualquer outro tipo de sentimento limitador.
Podemos dizer que o amor incondicional liberta e o amor possessivo nos aprisiona, significa dizer, que o que nos impede de sermos livres é a necessidade de possuir seja lá o que for.
Digo que a liberdade é um estado de espírito, porque só seremos realmente livres quando nos libertarmos da necessidade de ser livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário