sábado, 25 de fevereiro de 2012

Respeitar a individualidade e aceitar as diferenças


Não adianta querer mudar um mundo onde todos somos donos da verdade, onde o certo é aquilo que achamos ser o certo. Embora eu não seja adepta do certo e errado, vivo num mundo onde esses dois conceitos são a base de tudo.
Mas o que é certo para uns pode ser errado para outros, tudo depende do ambiente em que vivemos e da cultura na qual fomos criados. Nascemos livres e teoricamente com livre arbítrio, ou seja, o direito de decidir aquilo que é melhor para nós ou ainda, aquilo que queremos ser ou fazer, embora a realidade seja bem outra, ainda acredito que somos os donos do nosso destino se assim o quisermos.
Ser livre implica em aceitar que todos somos livres e nossas vontades e escolhas tem que ser respeitadas ou aceitas. Não pertencemos a ninguém e ninguém é propriedade nossa. Queremos ser aceitos, portanto precisamos aprender a aceitar o outro, respeitando a sua individualidade.
Uma convivência harmoniosa é baseada em não ultrapassarmos o limite, a nossa liberdade vai até onde começa a liberdade do outro. Fazer concessões conscientes faz parte das relações onde ambas as partes estão dispostas a abrir mão de alguma coisa para o bem comum.
Temos o direito de opinar e a obrigação de ouvir opiniões, mas não temos o direito de querer que nossas opiniões sejam incontestavelmente aceitas.
A falta de respeito pela individualidade e pelas diferenças dos indivíduos é talvez a maior causa de conflitos, que nos colocam uns contra os outros desestabilizando a humanidade.
Somos ótimos em criticar e querer mudar os outros, mas somos péssimos para aceitar criticas ou permitir que alguém tente nos mudar. Devemos ter em mente que somente a vida nos faz mudar, aprendemos com nossos erros e com nossos acertos, ou não. Podemos seguir exemplos ou ouvir a experiência de outros, mas só mudamos realmente se houver interesse ou se quisermos mudar.
Muitos caminhos podem nos levar ao mesmo lugar, então nada melhor do que respeitarmos o caminho que cada um escolheu para chegar lá.

6 comentários:

  1. Eu pertenço a um grupo no whatsApp, onde a questão PT, DILMA e LULA, são tratados como foco, para que pessoas espiritualmente muito carregadas apresentem-se extremamente agressivas em seus posicionamentos, principalmente porque contam com a proteção da internet garantindo-lhes a impossibilidade de que suas agressões, sejam objeto de FORMAÇÃO DE PROVAS para futuras responsabilizações judiciais.

    Este texto sutil é certeiro, desarma de forma cabal, a maioria dos interlocutores de palavras prontas.

    Este texto é muito bom!

    A Senhora Renata Monteiro está de parabéns, foi um calaboca geral!

    ResponderExcluir
  2. Eu pertenço a um grupo no whatsApp, onde a questão PT, DILMA e LULA, são tratados como foco, para que pessoas espiritualmente muito carregadas apresentem-se extremamente agressivas em seus posicionamentos, principalmente porque contam com a proteção da internet garantindo-lhes a impossibilidade de que suas agressões, sejam objeto de FORMAÇÃO DE PROVAS para futuras responsabilizações judiciais.

    Este texto sutil é certeiro, desarma de forma cabal, a maioria dos interlocutores de palavras prontas.

    Este texto é muito bom!

    A Senhora Renata Monteiro está de parabéns, foi um calaboca geral!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Estou copiando seu texto para publicar no facebook. Posso? Estou citando a fonte.

    ResponderExcluir