domingo, 6 de novembro de 2011

Liberdade não é escolha, liberdade é conquista

Existe a liberdade objetiva, que nos garante o direito do livre arbítrio, o direito de ir e vir e de decidir sobre nossas convicções, sejam elas de ordem política, religiosa, sexual ou qualquer outra que envolva nosso lugar na sociedade. Existe a liberdade subjetiva, que é uma necessidade daqueles que querem ser livres, intimamente falando, aqueles que não querem vínculos ou apego, que limitem ou prejudiquem, a disponibilidade de se fazer o que quiser quando quiser.
A liberdade subjetiva precisa ser conquistada, porque para sermos livres nesse sentido precisamos ser também independentes, ou seja, não depender de ninguém e não ter ninguém que dependa de nós. Será que esse tipo de liberdade é possível? Possível pode ser, mas talvez seja viável apenas para um mínimo de pessoas.
Estamos sempre alardeando que queremos ser livres, mas somos incapazes de romper com os elos que nos mantém presos, então nos contentamos com uma liberdade condicional onde somos livres mas com restrições. Nos enganamos achando que podemos fazer o que quisermos mas não fazemos por esse ou aquele motivo, que são pretextos para encobrir o fato de não sermos realmente livres.
Devíamos questionar o conceito de liberdade, e questionar se nós realmente precisamos nos sentir livres.
Precisamos sim é rever o tipo de vida que a sociedade atual nos impõe, e o preço que ela nos cobra para sermos aceitos. Vivemos mais para impressionar ou agradar os outros do que para satisfazermos as nossas reais necessidades.
A verdadeira liberdade é poder pensar e agir de acordo com a nossa vontade, poder escolher o que nos dá mais prazer sem nos preocuparmos com críticas ou aprovação de quem quer que seja. É não precisar provar nada a ninguém, é sermos quem realmente somos em qualquer situação.
Para sermos livres precisamos de coragem, precisamos saber dizer não quando necessário e dizer sim mesmo quando a maioria diz não. Para sermos livres precisamos acreditar na nossa capacidade de sermos felizes sem precisar de ninguém ou de nada para que isso aconteça.
Enfim, a verdadeira liberdade só será conquistada se formos honestos com nossas convicções, nossos desejos e nossos sonhos, independente de qualquer outra coisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário