segunda-feira, 16 de maio de 2011

Uma tristeza profunda

Nada pior na vida do que nos sentirmos tristes, parece que tudo perde a cor, que nada tem graça, que nunca voltaremos a sentir alegria na vida, enfim, são momentos ou situações pelas quais passamos, mas que inconscientemente sabemos que são passageiras, embora soframos com isso.

O que diferencia essa tristeza ocasional de uma tristeza profunda é a  impossibilidade de mudarmos a situação, pelo simples motivo de não depender da nossa vontade, ou da nossa atitude diante dos fatos.

A morte, as tragédias naturais entre outras, causam nas pessoas uma tristeza profunda, porque ficamos impotentes diante delas, podemos apenas minimizar seus efeitos, mas não podemos mudar o que aconteceu.

Existe ainda outra causa para a tristeza profunda, é a decepção. Quando nos decepcionamos com alguém, perdemos a fé e a confiança nessa pessoa, ou seja, perdemos tudo. Como ocorre quando perdemos um ente querido, fica um vazio que jamais será preenchido. O que difere a morte da decepção é apenas que a morte é inevitável e faz parte do nosso destino, e a decepção é imposta por alguém que não merecia a nossa amizade e o nosso amor.

Pessoas que decepcionam não dão e não tem qualquer valor, nem consideração com os sentimentos de outras pessoas. São fúteis e vazias e não merecem essa tristeza profunda que sentimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário