sábado, 25 de junho de 2011

O medo de estar sozinho


Algumas pessoas consideram que nada é mais triste do que se ficar sozinho, realmente se sentir sozinho deve ser triste, mas é como a maioria de nós vive e se sente, mesmo estando cercados de gente. Existe uma diferença grande entre estar sozinho e se sentir sozinho, e é talvez essa diferença que a maioria de nós não perceba.

A solidão por si mesma é natural, pois somos seres únicos e como se diz: "nascemos sozinhos e morreremos sozinhos". Se encararmos a solidão como uma oportunidade de estarmos com nós mesmos de uma maneira agradável, ela não será triste, mas se temos medo de ficar sozinhos geralmente é porque não gostamos da nossa companhia, não gostamos de nós como somos e precisamos estar envolvidos com outras pessoas para não pensarmos nisso.

Para viver, ninguém precisa de ninguém, precisamos de ar, alimento e agasalho, com isso viveremos muitos e muitos anos.

Dizem que a solidão é um vazio, eu digo que a solidão é um espaço. Um espaço para nos dedicarmos a nos mesmos, com atenção e cuidado e muito carinho, para encontrar a nossa paz e assim poder dividi-la com outros.

Quantas vezes nos sentimos sozinhos no meio de uma multidão? O importante não é estar rodeado de pessoas, amigos, parentes, amantes, etc. porque isso não nos faz sentir menos solidão. O importante é sabermos que somos sozinhos e podemos encontrar pessoas para com partilhar a nossa solidão e não para acabar com ela ou para fazer de conta que ela não existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário