terça-feira, 30 de agosto de 2011

Por quanto tempo se deve lutar

Tenho me feito essa pergunta religiosamente todos os dias, sempre digo para mim mesma que lutar por algo que se acredita, deve ser uma luta até a morte.
Se acreditamos naquilo por que estamos lutando, não existe tempo, existem pequenas vitórias e algumas derrotas, basta se ter a percepção de que mais derrotas do que vitórias, vão nos deixando incertos da validade da nossa luta.
Lutar por alguém ou alguma coisa é ainda mais desgastante pois implica ainda a necessidade de termos certeza que a outra parte vai corresponder aos nossos esforços de lutarmos por ela ou com ela.
Então porque vivemos lutando? Não seria melhor deixar que tudo acontecesse sem esforço ou disputa, que o que for será e o que não for devemos deixar ir.
Desde o primórdio da humanidade, aprendemos que tudo só se consegue com muita luta e sacrifício, com muita dedicação e abnegação, mas será que não estamos contrariando as leis do universo onde tudo acontece naturalmente e tudo tem uma razão de ser e existir, enfim, seria ou não melhor deixarmos a vida acontecer.
Estou falando filosoficamente e não de lutas que signifiquem a nossa sobrevivência ou o nosso crescimento pessoal. Estou me referindo as nossas lutas internas, que envolvem nossos sentimentos e nossa vontade.
Será que vale a pena dedicar uma vida numa batalha sem sentido ou perdida, apenas porque acreditamos que iremos mudar alguma coisa, e será que vale a pena tentar mudar.
A nossa fé e o nosso amor nos fazem guerreiros, lutamos porque queremos o melhor não apenas para nós, mas principalmente para quem amamos e de uma maneira mais madura, queremos para toda a humanidade.
Agora me pergunto, será que quem amamos ou mesmo a humanidade entendem a nossa luta?
Acredito que estamos muito longe disso porque de uma forma egoísta, todos nós colocamos nossos interesses em primeiro lugar, queremos o poder, deixamos de ser guerreiros para sermos reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário