quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Quando tudo está contra nós

Ainda bem que a esperança é a ultima que morre porque sempre nos apegamos a ela em momentos difíceis. Ainda bem que existe a paciência porque precisamos dela para apoiar a esperança quando tudo está contra nós. Na realidade, mesmo nas circunstâncias mais adversas devemos acreditar que tudo vai se resolver e tudo vai ficar bem.
Quando tudo está contra nós o que mais ouvimos é tenha esperança, tenha paciência, tudo vai melhorar, mas não funciona, pelo menos enquanto não fazemos algo a respeito daquilo que nos incomoda ficamos desesperançados, impacientes e não acreditamos que as coisas possam melhorar.
Na minha opinião não existe o "tudo contra nós", existe a nossa incapacidade de resolver ou mudar o que está nos incomodando ou prejudicando. Em situações assim devemos assumir a responsabilidade de tomar atitudes e decisões que podem ser difíceis e até mal vistas, mas que nos ajudarão a resolver ou no mínimo minimizar o problema.
Sempre fui a favor da harmonia e do bem comum, mas as vezes precisamos brigar e lutar pelo nosso espaço e pensar no nosso bem estar antes de pensar no bem estar dos outros. Como podemos viver em harmonia com o mundo se não estamos em harmonia com nós mesmos.
Costumo pensar que somos responsáveis de um modo ou de outro por nosso destino e por tudo que nos acontece, traçamos o nosso destino com as atitudes ou decisões que tomamos durante a nossa vida e ninguém além de nós é responsável pelas consequências das atitudes ou decisões tomadas.
Concordo que minha postura pode ser considerada muito radical e que na prática as coisas não são tão simples assim, realmente não são, porque sempre existem fatores envolvidos que não dependem única e exclusivamente da nossa vontade, e que nada podemos fazer a respeito, mas também acredito que podemos pelo menos tentar mudar ou reverter o que nos aflige, agindo de alguma forma, fazendo alguma coisa para mudar o estado das coisas, mesmo que isso sirva apenas para nos tirar do estado de paralisia ou conformismo.
Que tal pensarmos que nós estamos contra todos, seria uma visão diferente e teríamos disposição para defender nossa posição e impor a nossa vontade. Tudo é uma questão de ponto de vista dependendo dele podemos ser vitimas ou carrascos, podemos perder ou ganhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário