domingo, 30 de outubro de 2011

A difícil hora de decidir

Quando nos deparamos com o momento de decidir alguma coisa, nosso comportamento será proporcional ao grau de importância da decisão que iremos tomar e o quanto ela vai afetar a nossa vida. Decisões simples e que não implicam em termos que desistir de algo, ou escolher entre duas situações igualmente importantes, não nos causam nenhum tipo de angustia ou sofrimento, são aquelas decisões corriqueiras que acompanham o nosso dia a dia. Embora mesmo sendo pequenas e de pouca relevância o fato de termos que decidir sempre causa no mínimo alguma ansiedade.
Já decisões que envolvem mudanças radicais, ou escolhas importantes onde temos que abrir mão de sonhos ou optar pelo incerto, pois o que estamos vivendo e conhecemos não nos faz mais felizes, essas sim, trazem uma carga de sofrimento e desgaste que nos obriga a buscar toda nossa força e a nossa fé para agir, ou tomar a decisão que normalmente adiamos até que as coisas fiquem insustentáveis.
Temos o hábito de protelar decisões difíceis acreditando que algo pode mudar ou que nós podemos nos adaptar à situação que estamos vivendo, mas sabemos que isso não vai acontecer e nos vemos contra a parede e temos que enfim decidir.
Mesmo para aqueles que as mudanças fazem parte de suas vidas, aqueles poucos corajosos e desprendidos que gostam de arriscar, a hora de decidir sempre causa algum impacto e nos desequilibra pois saímos da esfera da segurança e conforto, para algo novo e desconhecido.
Mas escolher e decidir é fundamental para a nossa busca por uma vida melhor e para nossa felicidade. Pessoas acomodadas não vivem, apenas sobrevivem e por isso é importante não termos medo decidir por mudanças desde que elas nos levem a algo melhor para nós.
Algum sofrimento ou tristeza podem acompanhar nossas decisões, mas se essas decisões forem conscientes podemos vislumbrar a luz no fim do túnel, e renovar nossa esperança por algo melhor apesar da dor ou sofrimento que inicialmente irão nos acompanhar.
Se decidir é difícil, pior ainda é saber a hora de decidir. Não podemos nem devemos deixar que coisas aconteçam em nossas vidas porque na hora certa não tomamos a decisão certa, ou presumivelmente certa.
"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer" e me permito acrescentar que quem quer também faz acontecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário