sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Tentar fazer a felicidade dos outros pode acabar com a sua felicidade

Nunca devemos dar mais atenção a felicidade dos outros ignorando a nossa própria felicidade, pois cedo ou tarde nos sentiremos infelizes, porque o egoísmo inerente ao ser humano não permite que exista uma via de duas mãos, ou seja, quem recebe carinho, atenção e consideração nunca imagina que quem está dando esse carinho, essa atenção e consideração também precisa disso.
Existem pessoas que tem mais capacidade de dar do que receber, se sentem bem assim, mas precisam receber também ou a capacidade de dar se esgota. Imaginem uma planta que dá frutos, se não cuidarmos dela, inevitavelmente ela secará e morrerá. Assim somos nós, por mais disponíveis que estejamos para dar, por mais que nos sintamos bem e viver assim, existirá um momento em nossas vidas que necessariamente precisaremos receber para nos sentirmos queridos e amados.
Infelizmente, a maioria das pessoas que recebem não tem disposição ou vontade de dar, sempre estão precisando de mais e nem percebem que a fonte que os nutre pode estar secando. Se demonstramos nossa necessidade de atenção podemos causar surpresa e desagrado.
Num mundo ideal, todos estariam preocupados em ser felizes e assim dividir essa felicidade com seus semelhantes, nem mais nem menos.
Hoje ainda prevalece a teoria de que devemos sempre estar em busca de algo ou alguém que nos faça feliz, embora essa felicidade seja temporária, pois logo estaremos querendo mais ou outra coisa.
Acredito que a felicidade existe e é pessoal e intransferível, podemos apenas dividi-la com quem quisermos, mas não podemos fazer alguém realmente feliz, apenas podemos amenizar sua infelicidade por um tempo determinado. Devemos incentivar as pessoas a buscar sua própria felicidade sem que ela dependa de algo ou alguém, como já disse, pois a felicidade é um estado de espírito, é sentir-se bem consigo mesmo, é estar em paz.
Quando encontramos nossa própria felicidade sem depender de outros, perdemos o medo de sermos infelizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário