terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Você, sua televisão e seu controle remoto. O resto é resto.

O único controle que temos sobre nossas vidas hoje é o controle remoto da televisão. Tudo só pode ser conversado, feito ou resolvido depois do jornal e antes de começar a novela, mas se tiver jogo de futebol fica tudo para outro dia.
Apesar da televisão ser um veículo de comunicação ela interfere diretamente na comunicação entre os indivíduos, pois nos habituamos a ficar sentados em frente a tela da televisão, olhando para ela e as vezes nem estamos prestando atenção. Ela nos entorpece e nos desliga da nossa dura realidade e nos oferece uma vida de faz de conta, onde participamos como espectadores passivos de tudo que nos é mostrado. Ela determina tendências e manipula conceitos e valores, mas não conseguimos ficar sem ela. A televisão também é um veículo de informação dinâmico, em tempo real, mas muito superficial e talvez por isso ninguém perde mais tempo se aprofundando para compreender o real sentido do que acontece nas nossas vidas. Hoje o assunto é um, e antes de esgotarmos esse assunto ele é substituído por outro amanhã, assim seguimos dia a dia, apenas vendo e ouvindo, mudos e apáticos.
No aspecto entretenimento, ela é democrática porque oferece a qualquer indivíduo independente de sua classe social, nível cultural ou financeiro o mesmo tipo de programação que é escolhida de acordo com a preferência de cada um.
Não estou querendo dizer que a televisão é ruim ou prejudicial, ao contrário ela é necessária num mundo que, como já mencionei varias vezes, vivemos atropelados pelo tempo. Necessária para relaxarmos do dia corrido, nos informarmos rapidamente sobre os acontecimentos ou ainda reunirmos a família ou amigos para assistir um bom filme. O que acontece é que estamos de maneira geral, fazendo mau uso dela quando nos alienamos e fugimos da nossa realidade, quando nos sentimos poderosos com o controle remoto nas nossas mãos.
Vamos pensar mais um pouco, digerir as coisas devagar e dar mais atenção ao que realmente importa. Não dá para passar a vida só mudando de canal quando o assunto não interessa. Vamos sim, nos distrair e relaxar, mas vamos continuar dando atenção as pessoas normais com seus problemas normais, que não são importantes para uma edição extra no noticiário, mas são muito importantes para quem está passando por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário