sábado, 17 de março de 2012

Uma questão de escolha

Viver cada dia ou morrer cada dia é uma questão de escolha. É verdade que começamos a morrer a partir do dia que nascemos, o que pode fazer diferença é o foco que damos a isso. 
Podemos passar a vida com medo da morte e focarmos apenas o futuro, reunindo nossas energias para que tenhamos uma velhice tranquila, que tenhamos condições e recursos para quando ficarmos doentes, e para isso nos privamos de muitas coisas no presente. Ficamos orgulhosos de nós mesmos por estarmos sendo previdentes e passamos a nos sentir mais seguros para aguardar o dia final de nossas vidas.
Embora esse tipo de preocupação seja legítimo, não podemos apenas viver pensando que vamos morrer, pois não sabemos quando isso vai realmente acontecer. Com esse tipo de foco, não conseguimos curtir o presente, não temos coragem de arriscar, de mergulhar de cabeça em qualquer tipo de aventura, de jogar tudo para o alto e apenas aproveitar o que a vida nos oferece todos os dias. 
Os jovens, na sua maioria, são irresponsáveis e inconsequentes, mas de uma forma saudável e positiva, estão abertos para a vida. Na idade adulta, somos obrigados a ter responsabilidade e a assumir compromissos para dar uma direção a nossa vida. Na meia idade, começamos a nos sentir velhos e inadequados para certas coisas, e vamos limitando nosso horizonte de possibilidades por causa da idade. É isso que a sociedade ensina e espera de nós, tudo muito previsível, tudo já predeterminado, e fugir disso nos leva à condição de loucos, diferentes ou até irresponsáveis.
Na minha opinião, viver cada dia sem a preocupação de se enquadrar em cada etapa, mas estar afinado com a nossa vontade de nos sentirmos vivos, é o que nos dá a energia necessária para superar qualquer obstáculo, resolver problemas e conquistar coisas, pois o que interessa é o momento presente. 
Se não vivermos com paixão, tesão e alegria hoje, não saberemos o que é viver assim amanhã e muito menos num futuro próximo ou distante.
Não importa o sexo, a cor, a religião ou a idade, ninguém é obrigado a seguir regras, podemos simplesmente ignorar essas regras limitantes, que tornam a vida morna e tediosa.
Escolher viver cada dia procurando fazer escolhas que nos façam felizes, encarando as decepções como aprendizado e o sofrimento como um fator de fortalecimento, sem medo de partir em busca dos nossos sonhos, sem pensar na morte ou na idade ou ainda no tempo que já passou e nada fizemos. Viver cada dia é isso, o que não fizemos foi ontem, o que estamos fazendo é hoje e a partir daí é que construímos o nosso amanhã. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário