domingo, 18 de março de 2012

A matemática do relacionamento

Considerando que a matemática é uma ciência exata, como relaciona-la aos relacionamentos interpessoais. É tão simples como um mais um são dois.
Uma relação funcional é aquela que todas as partes envolvidas sentem-se satisfeitas, felizes até, e porque não, realizadas emocionalmente. É aquela na qual as partes somam suas individualidades e dividem resultados entre si, multiplicando as chances de compartilhar as suas vidas de maneira equilibrada, sem que nenhuma delas se sinta inferior, ou menos importante. Não há alguém que mande ou alguém que obedeça, existe apenas a vontade de ambos onde deve prevalecer o que for melhor. Numa relação desse nível só será subtraído, o que for desnecessário para ambos ou para a própria relação.
Tudo seria perfeito se conseguíssemos rever alguns conceitos como, sentimento de propriedade, disputa de poder, insegurança e medo. Cabe ressaltar também, o conceito enraizado de que devemos desconfiar de todos e de tudo, esse conceito é que nos leva a não demonstrar quem realmente somos e a não acreditar que as pessoas são como são. Hoje todos vivemos papeis sociais para sermos aceitos e para não ficarmos vulneráveis diante dos outros, pois isso seria sinal de fraqueza.
Quando iremos aprender que tudo seria mais gostoso e fácil se fossemos honestos com os outros e principalmente com nós mesmos. Porque criar desvios para chegar a um lugar, se o caminho mais fácil é uma reta entre dois pontos. Fazer círculos atrasa a chegada ao objetivo final.
Compreendo que não é fácil modificar um comportamento que perdura há muito tempo, mas não entendo que não achemos importante tentar fazer diferente, se sabemos que o modelo que vigora nos relacionamento está mais do que desacreditado e não faz bem a ninguém.
O mundo está mudando, a vida não é mais a mesma de décadas passadas, o velho sistema de relacionamentos está em plena decadência, basicamente porque são superficiais e servem só de fachada para a sociedade, que também está totalmente caótica.
Vamos aplicar uma nova fórmula e quem sabe teremos pessoas mais autenticas, sinceras e felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário