quarta-feira, 4 de abril de 2012

Perdidos num mundo de incertezas

O amanhã nos preocupa e nos deixa tensos hoje, porque lamentamos o que deixamos de fazer ou fizemos ontem. Isso não é uma regra, mas é uma constante na nossas vidas. Podemos ter feito coisas boas ou conquistado algo desejado ontem, mas amanhã é outro dia, então comemoramos hoje o que passou, e criamos expectativas pelo que virá.
Experimentamos durante nossa existência, milhares de sentimentos conflitantes e precisamos aprender a lidar com eles, mas o mais difícil é o sentimento de perda, pois acredito que a maioria de nós não consegue aceitar que perdeu algo ou alguém. Nos apegamos demais a coisas e a pessoas e imaginamos que nossa vida só terá sentido com elas.
Vivemos num mundo de incertezas onde tudo pode acontecer, mas não fomos preparados para aceitar a nossa fragilidade e impotência diante dos acontecimentos imprevisíveis. Buscamos segurança e certezas, mas elas também são frágeis e apenas amenizam os nossos dias por algum tempo.
Saber que apenas podemos viver um dia de cada vez e não deixando para depois o que podemos fazer agora. Saber que precisamos de muito pouco para viver bem. Saber que a única coisa que não perdemos na vida é o conhecimento adquirido com ela. Saber usar esse conhecimento para melhorar nossa qualidade de vida, nossa alta estima e nossa confiança, são condições que irão diminuir consideravelmente nossas incertezas e irão nos preparar para enfrentar os imprevistos nos ajudando a superar as nossas perdas.
Por pior que esteja nossa vida, sabemos que depois de uma noite escura amanhece o dia. Um novo dia cheio de incertezas, mas também de possibilidades, tudo é uma questão de ponto de vista e de atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário