quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A deliciosa sensação de recomeçar

Existem duas maneiras de lidarmos com o fim de alguma coisa em nossas vidas. Uma é ficar lamentando o que perdemos e a outra é acreditar que existe um numero infinito de coisas que podemos escolher, experimentar e conquistar quando nos despojamos do sentimento de perda.

Na minha opinião, toda perda significa na realidade um ganho de no  mínimo experiência e sabedoria. Não me refiro aqui a perdas materiais, e sim a algo mais importante. Perdas materiais podem ser repostas, substituídas ou reconstruídas com maior ou menor dificuldade, já as perdas, digamos emocionais, nos marcam e nos dão a possibilidade de crescer e seguir em frente na busca de algo melhor.

Muitos de nós desconhecem sua própria força interior e sua capacidade de recomeçar ou reconstruir suas vidas de uma maneira nova, preferindo lamentar o que perderam, mas será que perderam mesmo?

Podemos perder coisas e pessoas, mas nunca perderemos o conhecimento e sabedoria que nos levarão a recomeçar sempre que for necessário, porque a vida é cheia de recomeços.

A própria natureza nos ensina que algo precisa acabar para algo novo acontecer. A semente vira árvore, a lagarta vira borboleta, o dia vira noite e assim a natureza se renova constantemente.

Então, apesar do processo de recomeçar ser doloroso, devemos ter em mente que ele é necessário.

Um comentário: