sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A busca pelo Poder

Sempre invejamos os poderosos, na triste ilusão de que ter poder é ter tudo da vida, é ser tudo na vida, é dominar, mandar, controlar, é decidir. Esquecemos, no entanto, que o poder exige responsabilidades e tem um preço muito alto. Quem tem poder, pode usa-lo para o bem ou para o mal. Mas esse tipo de poder não é eterno, existirão muitos querendo usurpa-lo, porque ele nos faz sentir importantes diante dos outros.
Não quero chamar de poderosos, os líderes, mestres ou mesmo pessoas comuns, interessados no bem comum, pois eles não tem necessidade de se sentirem poderosos, seu poder é sua força interior, seu poder vem de dentro não pode ser destruído ou roubado.
Os pseudos poderosos precisam de seguidores, admiradores ou bajuladores pois sem isso não existe o poder. Se não se tem a quem se impor, literalmente o poderoso deixa de existir.
Imaginem que o dinheiro, combustível dos pseudos poderosos, perdesse seu valor. Teríamos poderosos passando fome, pois ninguém trocaria, por exemplo, comida por papel. Claro que isso é uma demonstração fantasiosa, mas não impossível, de que bens materiais que hoje valem muito, amanhã podem não servir nem como moeda de troca, do tipo escambo, pois não teriam a menor utilidade.
O verdadeiro poder existe dentro de nós, é nosso, e devemos alimenta-lo com conhecimento, sabedoria e amor. Esse poder é que nos fará sobreviver a qualquer situação.
O verdadeiro poder não precisa provar nada para ninguém, só para si mesmo. Não precisa ser alardeado pois ele se basta, e esse poder começa com a fé em nós mesmos, independente do mundo lá fora.
Quem acredita em si mesmo, tem o poder de querer e conseguir realizar seus sonhos e planos não importa quanto tempo demore nem quanta energia seja gasta, pois o poder interior é infinito.
Vamos acreditar no nosso poder, vamos usa-lo com amor e respeito pelo ser humano. Vamos usa-lo não para sermos melhores do que ninguém, mas para sermos apenas diferentes. Vamos usar essa diferença para contribuir para um mundo melhor.
Basta uma gota d'água para transbordar um copo cheio. Por mais humilde ou insignificante que você se considere, pense que você pode simplesmente ser essa gota d'água que faltava para transbordar o copo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário