domingo, 18 de setembro de 2011

Crises e crescimento

Entramos em desespero quando ouvimos a palavra crise, sempre esperamos algo muito ruim ou situações que estão fora de nosso controle. Mas na origem da palavra, que vem do grego, ela significa crescimento. Se observarmos, são exatamente em períodos de crises que somos desafiados a ser criativos buscando soluções, e assim aprendemos e crescemos.
Crises acontecem em todos os âmbitos de nossas vidas, somos quase que literalmente atropelados por elas, então o que fazer em momentos assim.
Primeiramente, o aspecto positivos da crise é que ela nos tira da inércia, nos obriga a buscar alternativas ou soluções, despertando nosso lado mais criativo e original. Mas como em tudo existem dois lados, alguns usam seus momentos de crise para culpar a tudo e a todos, entram em depressão, ou simplesmente esperam apaticamente que as coisas se resolvam, esses são os covardes ou fracassados.
Nenhum momento de crise é fácil, mas para aqueles que tem coragem de enfrentar é um aprendizado e tanto para o resto da vida.
Encarar um momento de crise de frente, procurando soluções alternativas ou paliativas, nos torna vacinados contra ela, e numa próxima agiremos antes que ela se instale.
Superar crises, sejam elas em qualquer setor de nossas vidas também exige paciência pois os resultados raramente são imediatos. Aprendemos então a ser pacientes e observadores, aumentamos nossa concentração nos fatos e desfechos enriquecendo nossa experiência de vida.
Crises não tem solução elas são apenas superadas e essa superação nos prepara para outras que virão.
Hoje o mundo está em crise, e isso fez com que vários organismos internacionais sem unissem com o objetivo de resolver ou minimizar a crise.
Em um nível pessoal, podemos recorrer a amigos ou pessoas que confiamos para obter apoio na nossa batalha, mas apenas nós mesmos teremos condições de superar qualquer crise que estejamos passando.
Não vamos temer ou lamentar os momentos de crise em nossas vidas, vamos usá-los para como na definição original da palavra, crescer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário