sábado, 3 de setembro de 2011

Quando a certeza vira dúvida

Basta termos certeza de alguma coisas, que as dúvidas começam a aparecer. Parece incongruente mas na realidade é isso que acontece na maioria das vezes.
Somos humanos e por isso mesmo basta que tudo esteja certo para que fiquemos desconfiados que existe algo nas entrelinhas, que não percebemos ou não prestamos a devida atenção. Chamo isso de insegurança ou falta de confiança, pois sempre achamos que se tudo está em ordem algo de ruim vai acontecer e a nossa certeza vai para o espaço.
Certeza sobre qualquer coisa, nos deixa com um pé atrás, porque sabemos que somos falíveis. Só existe certeza nas ciências exatas, mas mesmo assim ela vem evoluindo com o tempo, com novas teorias e leis, então imagine termos certeza de alguma coisa na nossa vida.
Podemos ter certeza do que queremos, mas devemos estar abertos a mudanças, pois a vida é um constante ir e vir de acontecimentos alheios a nossa vontade. Devemos estar preparados para o imprevisto, devemos ser flexíveis, mas não inseguros. Devemos manter nosso foco no que realmente importa.
Duvidas surgidas a respeito de nossas certezas, significam que devemos ir mais fundo, aprimorar nossos objetivos e manter nosso foco.
Nada é totalmente certo ou totalmente errado ou incerto, nós podemos ter o controle sobre aquilo que realmente acreditamos e ir ao longo do tempo, fazendo as devidas correções de rota.
Talvez a certeza que eu tenho hoje sobre qualquer coisa que diga respeito a minha vida, mude completamente daqui a algum tempo, mas o que importa é o hoje, o que eu estou vivendo agora, pois é assim que conseguimos dar o primeiro passo na direção que pre-estabebecemos.
Paciência, disciplina e prudência nos levam aonde queremos chegar, mas o mais importante é saber aonde queremos chegar.
A sociedade atual é extremamente dinâmica e nos deixa poucos minutos para realmente pensar e analisar o que está acontecendo, fica difícil ter certeza de algo, se não pudermos amadurecer a idéia. Noutros tempos pensávamos para agir, hoje a gente age e depois pensa
O ideal é tentarmos ser o mais honesto possível com nossas dúvidas porque só assim chegaremos a certeza de alguma coisa.

Um comentário:

  1. Antigamente eu tinha dúvida se a Renata ia mesmo escrever...Hoje tenho certeza que escreve....e escreve muito bem! Continue amiga!

    ResponderExcluir